Acessórios para usar no trabalho: o que usar e como combinar?

Quando o assunto é trabalho, sempre nos preocupamos em destacar nossas habilidades e profissionalismo, afinal, é por meio dessas características que precisamos e queremos ser reconhecidos.

Pensando nisso, quais seriam os melhores acessórios para usar no trabalho? Muita gente acha que sabe responder a essa pergunta, mas acabam cometendo alguns erros que colocam a imagem pessoal em risco.

Hoje, nós vamos apresentar a você algumas dicas que te ajudarão a escolher e combinar os acessórios certos para o ambiente profissional. Acompanhe!

Conforto e formalidade

A primeira regra que podemos seguir para acertar na hora de escolher nossos acessórios é aliar o conforto com formalidade. Nós passamos a maior parte do tempo dentro desse ambiente, então o conforto precisa ser uma prioridade.

Peças grandes ou longas demais, além de não combinarem com o ambiente corporativo, podem atrapalhar nas atividades do dia a dia, como digitar, pegar objetos ou atender telefones.

Então, ao eleger a peça do dia, analise se ela não é muito grande, pesada ou longa demais. Coloque na balança o nível de conforto que ela é capaz de proporcionar a você nas atividades que costuma desempenhar e, após isso, monte looks que sejam compatíveis com as suas funções profissionais.  

Nível de formalidade

Algumas profissões requerem mais formalidade que outras, principalmente na hora de se vestir. Existem empresas extremamente rigorosas, enquanto outras investem em um ambiente descontraído e despojado. 

As regras mudam um pouco em cada caso, já que o ambiente menos formal é mais flexível. Em geral, o ideal é manter a elegância, afinal, mesmo com certas particularidades, estamos lidando com nossa profissão e precisamos passar credibilidade e comprometimento.

Acessórios nos ambientes formais

Os ambientes formais requerem sobriedade e discrição. Nós conseguimos esse efeito com peças pequenas, como brincos e anéis minimalistas, mas isso não quer dizer que você não pode escolher um acessório maior.

Se você gosta de peças que chamem mais atenção, pode usar uma pedra natural de tamanho médio em uma cor que harmonize com o restante do look. Outra opção é usar correntes fininhas com um pingente um pouco maior.

Nunca use todas as peças de um conjunto de uma vez, por mais bonito que possa ser. O ideal é combinar duas peças, como um brinco e colar, ou brincos e anéis.

Outro ponto que você precisa estar atenta é em relação ao barulho que as peças fazem. Pulseiras com muitos berloques, por exemplo, tendem a fazer barulho a cada movimento e isso não é uma coisa positiva nesse tipo de ambiente.

Acessórios nos ambientes informais

Aqui temos mais flexibilidade e opções, já que podemos explorar mais nosso gosto pessoal. Mesmo assim, não deixe de levar o conforto em consideração, certo?

Os acessórios ajudam a dar personalidade ao look dependendo do tipo de função que desempenha, principalmente para quem trabalha com a criatividade, como na moda, design e publicidade.

Isso vai depender tanto da sua profissão quanto da política da empresa, mas é possível seguir as tendências nesse caso, desde que mantenha o bom senso.

Evite acessórios maxi com muitos detalhes em pedras, pois eles combinam mais com a noite. Não use muitas peças de uma única vez para não tirar a atenção de você e evite cores vibrantes demais, ainda mais quando elas não conversam com sua roupa.

Viu como é fácil escolher seus acessórios para usar no trabalho? No começo pode ser que você fique insegura ao optar entre uma peça e outra, mas com o tempo fica mais fácil traçar um perfil e você terá um parâmetro sempre que precisar.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais, conheça os 5 acessórios de moda mais marcantes dos últimos tempos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This