Você conhece a diferença entre joia e semijoia? Descubra aqui!

Às vezes, as pessoas se confundem na hora de diferenciar joias, semijoias e bijuterias. A confusão complica quando tentamos distinguir as duas últimas. Na verdade, elas são muito próximas uma da outra, e a principal diferença está no material e na técnica utilizados para confecção das peças.

Se você quer saber qual a diferença entre joia e semijoia e também conhecer as características da bijuteria, este post foi escrito para você! Confira!

Principais características

As joias são produzidas com metais nobres como ouro, prata e platina. Elas também podem ter pedras preciosas extraídas diretamente da natureza, como rubi, safira, esmeralda e diamante.

Já as semijoias são feitas com metais de alta qualidade, mas não tão raros. O que destaca esse tipo de acessório é o banho que ele recebe. Esse processo é feito com ouro, prata ou ródio, em várias camadas. Além disso, as pedras artificiais que as valorizam são criadas em laboratórios, como a zircônia.

Há também as bijuterias, que são feitas com materiais mais simples. Às vezes, recebem um banho de tinta dourada ou uma camada bem fina de ouro, apenas para colorir e envernizar a peça. Além disso, são ornadas com pedras feitas de plástico.

Diferença entre joia, semijoia e bijuteria

A primeira dica é o preço. As bijuterias e as semijoias, pelo fato de serem feitas com materiais não tão raros, ainda que levem o banho, são bem mais acessíveis que as joias.

Outra dica para garantir a qualidade do que você está comprando, é dar preferência para lojas reconhecidas no mercado. Esses estabelecimentos esclarecem com muita honestidade e com detalhes sobre os materiais utilizados em cada peça à venda.

A terceira dica é solicitar um certificado de autenticidade quando comprar joias.

Modos de armazenar e conservar

Cuidar bem de suas joias, semijoias e bijuterias permite que a aparência das peças seja mantida, aumentando a durabilidade delas.

Um dos primeiros cuidados a ser tomado é na hora de guardá-las. Se ficarem soltas em um porta-joias, os acessórios podem entrar em atrito e serem danificados. O melhor a se fazer é guardar individualmente cada peça em um saquinho de pano.

Também é importante evitar o uso em piscinas e exposição excessiva ao sol ou a altas temperaturas. No caso de perfumes, aplique-o antes, aguarde cerca de dez minutos e só então termine de compor seu visual com os acessórios de sua preferência.

Tenha muito cuidado com o polimento! Ele pode ser muito útil às joias, mas extremamente nocivo às semijoias e bijuterias.

As vantagens de cada uma

Existe uma série de fatores importantes a serem considerados no momento da compra.

Joias

As joias possuem maior durabilidade, sendo praticamente eternas se armazenadas limpas e mantidas com cuidado.

Por serem peças produzidas com metais nobres e pedras preciosas, são mais exclusivas e com possibilidade de restauração.

Semijoias

Uma das principais vantagens é a relação custo-benefício. Seu valor permite a compra de várias peças bonitas e de qualidade, e assim você terá diversidade para acompanhar as tendências. As semijoias têm acabamento e aparência similar a uma joia, que garante aquele visual super chique sem precisar gastar muito. 

Outro fator importante é que, em caso de roubo ou perda, o prejuízo é muito menor.

Bijuterias

Apesar de terem pouca durabilidade, seus preços são bem em conta e estão disponíveis nos mais variados estilos, cores e designs.

Agora você já sabe a diferença entre joia e semijoia e conheceu, ainda, diversos pontos sobre as bijuterias. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este e acesse a nossa loja virtual para conhecer semijoias incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This